Programa Educativo

O programa educativo para os dias do festival apresenta duas peças de teatro construídas em torno da reflexão sobre a linguagem, o multilinguismo e a variação dialetal. Estas peças serão acompanhadas por um conjunto de oficinas destinadas a, por um lado, oferecer aos alunos instrumentos para uma mais rica interpretação dos espetáculos e, por outro, munir os professores de ferramentas para trabalho futuro em sala de aula.

Falar Estranhês – oficina de expressão dramática

05 de maio | 17:00

Biblioteca Palácio Galveias, Sala Polivalente

FORMAÇÃO: CATARINA REQUEIJO e MANUELA PEDROSO
DESTINATÁRIOS: Professores, educadores, outros agentes da ação educativa

Na sequência da apresentação do espetáculo Falas Estranhês?, as duas formadoras propõem uma oficina que convida à reflexão sobre o tema abordado no espetáculo e explora o corpo, a voz e a expressão dramática como ferramentas de comunicação. Através de uma série de exercícios práticos, as formandas são convidadas a desafiar a sua criatividade e a explorar instrumentos que facilitem a sua prática diária num contexto multilingue e multicultural crescente.

Recomenda-se o uso de roupa e calçado confortável na oficina.

Inscrições abertas!
Formulário de inscrição

Informações adicionais:
festival@lisboa5l.org

A língua à nossa volta – oficina de escuta e elocução

06 de maio | 15:00

Biblioteca Orlando Ribeiro

FORMAÇÃO: PAULO QUEDAS
DESTINATÁRIOS: Maiores de 10

Na peça Eu Cá, Tu Lá foram usadas gravações de enunciados provenientes de diversos contextos como, por exemplo, discursos motivacionais, anúncios de prémios de lotaria, tutoriais do YouTube ou entrevistas feitas a crianças de diferentes regiões de Portugal. Nesta oficina, em contexto de prática coral, trabalha-se sobretudo a escuta e a elocução, procurando responder a estas perguntas: Como podemos dizer todos juntos uma só coisa ao mesmo tempo e da mesma maneira, com a mesma prosódia, o mesmo sotaque e a mesma intenção? Como falam as pessoas que nos rodeiam?