performances

Ao longo de dois ciclos de performances, o Lisboa 5L desmonta espaços da cidade e remonta-os em formações alternativas. Por um lado, questionam-se os espaços liminares deste território através do convite endereçado a três artistas para intervirem nas plataformas de desembarque na cidade. Com efeito, a Área Metropolitana de Lisboa tem uma população de três milhões de habitantes, mas apenas 1/6 ocupa o seu concelho central – um espaço que se assemelha a uma fortaleza institucional com poucas portas de entrada, tanto físicas como simbólicas. Por outro lado, o festival pretende reforçar a vocação das bibliotecas enquanto espaços multifuncionais ao propor momentos de programação improvável e um diálogo entre artistas convidados e todos os tipos de público.

Biblioteca do Fim do Mundo

06 de maio | 24:00 e 07 de maio | 17:00

Biblioteca de Alcântara

CONCEÇÃO E DIREÇÃO: ALEX CASSAL
INTÉRPRETES: ALEX CASSAL, CLÉLIA COLONNA, GAYA DE MEDEIROS, JOÃO SILVESTRE, MARIA JORGE

BIBLIOTECA DO FIM DO MUNDO é um espetáculo concebido para ser apresentado em bibliotecas. Numa época em que o mundo parece andar à espera do apocalipse, um pequeno grupo de espectadores irá passar um tempo na companhia de um pequeno grupo de performers, numa jornada que passará por autores como Ray Bradbury, Matilde Campilho, Homero, Alice Walker, Ana Maria Gonçalves, Ocean Vuong, Virginie Despentes, Clarice Lispector, Chimamanda Ngozi Adichie, Jun’ichirō Tanizaki, Ursula K. Le Guin, Ailton Krenak, Caetano Veloso, Warsan Shire, Alberto Manguel, Jorge Luís Borges, Svetlana Alexievich, Emily Brontë, Umberto Eco, José Saramago e incontáveis outros. Uma noite entre as estantes repletas de uma biblioteca, a conversar em voz baixa para não acordar aqueles que porventura tenham adormecido. Uma noite a pensar no passado, no presente e no futuro, percorrendo as histórias que criamos para iluminar as trevas enquanto o amanhecer não chega.

Entrada livre, limitada à lotação do espaço. Levantamento de senhas de acesso 30 minutos antes do início do espetáculo, na Biblioteca de Alcântara.

Informações adicionais:
festival5l@cm-lisboa.pt

Ficha artística/técnica
conceção e direção: Alex Cassal
criação: Alex Cassal, Bruno Huca, Estelle Franco, Keli Freitas
performance: Alex Cassal, Clélia Colonna, Gaya de Medeiros, João Silvestre, Maria Jorge
voz áudio: Bruno Huca
colaboração na dramaturgia: Joana Frazão
desenho de luz: Tomás Ribas executado por João Teixeira
instalações visuais: Elsa Mencagli
apoio cenográfico: Saulo Santos

co-produção: Má-Criação, casaBranca / Festival Verão Azul / Cine-Teatro Louletano
residências de co-produção: Festival Verão Azul 2020, O Espaço do Tempo
parceiros na criação: Biblioteca de Marvila, CML – Polo Cultural Gaivotas / Boavista
apoio: República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes
parceiro institucional: República Portuguesa / Ministério da Cultura
estreia: Festival Verão Azul – Loulé 2021

Duração | 03:00