Todo Mundo SLAM
06 de maio | 15:00
Biblioteca de Alcântara
COM: MARIA GIULIA PINHEIRO, IVAN BRAZ, OBE e TATIANA COBBETT
15H00–17H00
Poesia é coisa de… jovem | Oficina para adolescentes
Dos 11 aos 17 anos
Escrever sobre os nossos sentimentos e inquietações não é nada fácil, mas existem afetos que só saem por escrito. A oficina de escrita criativa para adolescentes propõe dispositivos para que cada participante crie um poema a partir de suas próprias vivências e/ou fantasias. Maria Giulia Pinheiro é poeta e arte-educadora especializada pela Universidade de São Paulo. Professora de teatro e performance com experiência em projetos sociais e em escolas, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ficou em 4.º lugar como poeta/performer na Copa do Mundo de Palavra Falada, em França, em 2020, representando Portugal, e recebeu o Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina em 2022 com o texto “Isso não é Relevante”. É também autora de outros 4 livros de poesia e de diversos espetáculos teatrais.
18h–22h
Todo Mundo Slam | Slam de poesia
Um concurso de poesia falada em que o público é soberano. Ao contrário da maioria dos eventos de poesia, o poetry slam é caótico, barulhento, energético, algo entre um estádio, um show, uma tertúlia com os nossos melhores amigos, mas numa biblioteca viva. Venha ouvir poesia, falar, conviver e trocar. As regras são: cada poeta tem 3 minutos para conquistar a plateia e mostrar que pode falar mais um poema na próxima ronda. Sem acompanhamento musical, sem figurino e sem objeto cénico. Ao fim de 3 rondas, o público decide a/o poeta vencedor(a). Traga os seus poemas ou venha só preparado para ouvir. O Todo Mundo Slam é um poetry slam cujo lema é: ternura, diversão e escuta radicais. Livre. Gratuito. Com bar no evento, tudo custa um euro. Durante o evento há apresentações de livros, performances e microfone aberto.
18h30
REMOSO, de Ivan Braz | Lançamento
O livro percorre uma infância que se insinua para vida adulta. Poemas que guardam a força inaugural dos sentidos e simultaneamente se despedem deles. Uma espécie de jogo que nunca termina. Ivan braz nasceu em Feira de Santana, na Bahia. Tem publicações de contos e poemas em revistas literárias. Recentemente publicou Remoso (editora Urutau), o seu primeiro livro.
18H50
OBE | Performance
“Ouves o grito dos mortos?”, a partir da obra Húmus, de Raul Brandão.
OBE (@obe_estuario) é um projecto de palavra falada num terreno sonoro semi-improvisado. Mais em: https://obesound.weebly.com
19H20
Dona Poesia, de Tatiana Cobbett | Performance Poético Sonora
Tatiana Cobbett é compositora, cantora, bailarina e poeta. Com 1 livro de poemas publicado e várias participações em publicações literárias, 05 Cds gravados, 09 singles lançados, dezenas de concertos no Brasil, América Central, América Latina, alguns países da Europa e uma vasta atuação de mais de 20 anos. Consolidou a sua trajetória trabalhando o autoral, fomentando parcerias e atuando fortemente na arte independente. Uma artista multifacetada que entende que arte não é só entretenimento e, neste sentido, sempre procurou acrescentar um olhar pesquisador e crítico, bebendo em variadas fontes e misturando linguagens na sua atuação e processo de criação.
19h40
TODO MUNDO SLAM | Slam de poesia