fonte (PT): Istituto Italiano di Cultura Lisbona
fonte (IT): Istituto Italiano di Cultura Lisbona

Participações italianas no LISBOA 5L – Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio da Embaixada de Itália em Portugal e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.

O Festival Lisboa 5L, com a direção artística de José Pinho fundador da livraria Ler Devagar e criador do Folio, o festival literário de Óbidos, tem lugar de 5 a 9 de Maio com o propósito de inscrever a cidade nos roteiros nacionais e internacionais dos festivais consagrados às letras, suas formas, seus lugares, seus públicos, seus agentes, seus amantes. O evento tira partido da vida cultural de Lisboa e conjuga o seu dinamismo com uma série de atividades organizadas propositadamente para o festival mas nascidas de um contexto que o precede.

A primeira edição do Festival Lisboa 5L tinha sido programada em 2020 mas, devido à emergência da pandemia, foi adiada para 2021 e apresentada em edição integral, com um programa que inclui debates e mesas de autor com convite endereçado a escritores e especialistas nacionais e estrangeiros, dos consagrados aos estreantes.

No Festival Lisboa 5L, a Itália é representada pelo editor Leonardo Taiuti, pelo físico Guido Tonelli e pela filosofa Donatella Di Cesare.

– Sexta-feira, 7 de Maio às 16h00
Sala Bernardo Sassetti, Teatro São Luiz
Rua António Maria Cardoso, 38 Lisboa

Debate “Livrarias na rua. Autonomia e resistência das livrarias independentes”

Moderador: Jorge Carrión (Espanha) | Participam: Leonardo Taiuti (Itália, online), Guillaume Husson (França), Jesús Trueba (Espanha), José Pinho (Portugal)

A recente crise pandémica pôs em evidência a fragilidade do tecido económico e social das cidades. Dentro da rede de ruas que formam os seus bairros, o coração que mantém a vida da cidade é também representado pelas suas livrarias. Ameaçadas, mais do que nunca, pela concorrência das vendas online, as livrarias independentes tiveram de se armar e de se unir para proteger a sua sobrevivência. Juntam-se nesta mesa os representantes de algumas destas associações de livreiros independentes de diferentes países para falarem da importância de preservar um mundo em risco de extinção.

Leonardo Taiuti é cofundador da Edizioni Black Coffee, editora independente dedicada à literatura norte-americana. É tradutor desde 2007, tendo traduzido obras de autores como Don DeLillo, Mark Danielewski, Aleksandar Hemon, John Freeman, William T. Vollmann, Joy Williams, Chuck Klosterman, Naomi Klein, e Kiese Laymon. Entre os seus múltiplos projetos, o mais recente é a Bookdealer, a primeira loja online italiana a dar apoio financeiro a livrarias independentes.

– Sábado, 8 de Maio às 15h00
Auditorio del Museu da Farmácia
Rua Marechal Saldanha, 1 Lisboa

Debate “Falando claro. A literatura encontra a ciência”

Moderador: João Lavinha | Participam: António Amorim, Guido Tonelli (presencial), Rui Tavares

A meio caminho entre o académico, o literário e o jornalístico, o estilo da literatura de divulgação científica exige um registo difícil, que só alguns autores dominam, onde há lugar para a beleza da linguagem, a relação informativa com o leitor e o compromisso honesto com os avanços e limites do conhecimento atual.

Guido Tonelli, físico do CERN e professor na Universidade de Pisa, é um dos protagonistas da descoberta do bosão de Higgs. Foi galardoado com o Prémio da Física Fundamental, o Prémio Enrico Femi e a Ordem de Mérito da República Italiana. É autor de diversas obras de divulgação científica, a mais recente das quais é o best-seller internacional Génesis — A História do Universo em Sete Dias, já traduzido em mais de 16 línguas e publicado por todo o mundo.

– Domingo, 9 de Maio às 16h30
Auditorio del Museu da Farmácia
Rua Marechal Saldanha, 1 Lisboa

Debate “O outro: presença e ameaça”

Moderador: Patrícia Fernandes | Participam: Jean-Luc Nancy, José Gil, Boaventura de Sousa Santos, Donatella Di Cesare (online)

Exercício de debate filosófico sobre o que uma emergência como a da pandemia revela sobre as ligações (agora muito óbvias mas ao mesmo tempo assustadoras) entre as dimensões do Eu, o Outro, o Humano e o Não Humano.

Donatella Di Cesare é uma filósofa, ensaísta e editorialista italiana. É professora de Filosofia Teórica na Universidade Sapienza de Roma. Colabora com um grande número de jornais e revistas, incluindo L’Espresso, Il Manifesto, La Stampa. Os seus últimos livros publicados em Portugal são: Vírus Soberano. A Asfixia Capitalística (2020) e O Tempo da Revolta (2021).