Para mais informações contacte:
festival5l@cm-lisboa.pt
Edite Guimarães
Chefe de Divisão da Rede de Bibliotecas de Lisboa
Após quatro felizes e bem-sucedidas edições, na companhia do utópico e saudoso José Pinho e da sua equipa, sentimos que era o momento certo para fazer um balanço: olhar para os programas concretizados nas edições anteriores, percorrer a já longa lista de artistas convidados, refletir sobre as temáticas abordadas e analisar de que forma o Festival Lisboa 5L contribuiu para a dinâmica cultural da cidade, trazendo luz a determinados temas e abordagens.
Num mundo em que o ritmo do tempo é acelerado e em que muitos vivem num contínuo de intensidade, as Bibliotecas de Lisboa decidiram, em 2024, parar para refletir, repensar o modelo, o formato e a finalidade do Festival.
Em 2025, na sua 5.ª edição, o Festival Lisboa 5L olha para os dias atuais — velozes e fugazes — e debate a relação entre cultura e inovação — lugares de Utopia e Distopia —, focando-se na Literatura, na Língua e nos processos cognitivos de aprendizagem deste sistema de códigos através do qual comunicamos.
Apesar de as bibliotecas públicas deterem uma vasta documentação e informação, oferecerem uma programação diversificada e estarem conscientes do seu papel enquanto lugares de mediação cultural junto das comunidades, sentimos necessidade de agregar o valor e o conhecimento de quem diariamente estuda, analisa, reflete e publica. Foi nesse pressuposto de complementaridade que identificámos três pessoas para connosco desenharem o programa da edição de 2025: Carlos Vaz Marques, Catarina Magro e Jorge Amorim. Em comum, partilham o respeito e a paixão pelos livros, pela divulgação e partilha do conhecimento.
A 5.ª edição do Festival Lisboa 5L apresenta um programa eclético, composto por Concertos, Conversas, Espetáculos, Exposições, Oficinas, Palestras e um Programa Educativo, além de atividades pensadas por Entidades Parceiras. Nesta edição, ousámos ir mais longe e criámos também um programa dedicado a profissionais da área da cultura.
O Festival Lisboa 5L deixa assim o seu pequeno contributo para um caminho de reflexão, capacitação, combate à desinformação e outras formas de censura — nestes dias que, sendo reais, tantas vezes nos parecem ficção.
Contamos consigo para partilhar estes dias connosco.