A complexidade crescente da sociedade contemporânea e a perceção de que a Escola é hoje um lugar privilegiado do desenvolvimento de valores levou o atual Governo a definir a Educação para Cidadania como uma das missões prioritárias do ensino obrigatório*. Para o 1º Ciclo do Ensino Básico, defende-se uma abordagem à Cidadania transversal ao currículo, embora haja ainda um vazio de diretrizes para o trabalho neste domínio em contexto de sala de aula. 

A Janela é um projeto de Educação para a Cidadania no 1º Ciclo que parte da ideia de que o livro é um objeto de grande potencial na educação integral da criança, oferecendo, a par da fruição da leitura, oportunidades múltiplas de reflexão, debate, consciencialização e formação humana. 

Porque a Escola esteve vários meses em casa e porque suspeitámos de que este ano letivo voltasse a ter períodos assim, este projeto concebeu, construiu e disponibiliza agora uma biblioteca virtual composta por: 

(i)  25 álbuns ilustrados, selecionados e organizados a partir de cinco temas estruturantes para o desenvolvimento individual, interpessoal e social de crianças da faixa etária considerada: eu&o outro, casa&família, cidade&sociedade, património&ambiente, mundo&humanidade; 

(ii)  25 atividades/projetos a desenvolver em meio escolar, que visam a educação para a cidadania em várias das suas dimensões.

Cada livro-janela desta biblioteca é acompanhado por um guia que o contextualiza, por um vídeo que inclui o objeto livro e a narração do texto e por uma proposta de atividade/projeto que o explora. 

As propostas de exploração identificam um conjunto de tópicos de discussão desencadeados pelo livro e sugerem uma atividade ou um projeto na área das Expressões Artísticas (plástica, dramática, escrita e movimento) que de alguma forma materializa a reflexão que se faz sobre ele. 

Ao mobilizar as Expressões Artísticas no trabalho sobre Cidadania, A janela vem ao encontro de outra das orientações da política educativa recente: a do reforço do papel das artes na educação**. Crucialmente, tal reforço aposta na ideia de que o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística não promove apenas o pensamento crítico e criativo dos indivíduos, mas também a sua consciência social e humanista, o que contribuirá, por certo, para o exercício de uma cidadania ativa. 

Os cinco binómios que estruturam a escolha dos livros e o âmbito das atividades deste projeto – eu&o outro, casa&família, cidade&sociedade, património&ambiente, mundo&humanidade – têm uma lógica incremental, que sugere um percurso de trabalho progressivamente mais abrangente, com base na ideia “Eu — da casa para o mundo”. E há melhor lugar para começar do que uma janela?

 

*cf. Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania

**cf. Plano Nacional das Artes