Pode abrir esta Janela como quiser.

Ao fazê-lo vai encontrar, para cada livro, um deo do álbum com a narração da história e um guia de exploração.

Pode usar o vídeo e a narração ou, se preferir que os alunos ouçam a sua voz, usar apenas o vídeo. Só ver e ouvir uma história já é uma grande lição, mas a ideia é que possa explorar cada livro. Todos eles têm pano para mangas!

Numa primeira parte do guia de exploração, encontrará a ficha técnica do álbum, a indicação das dimensões da cidadania que podem ser exploradas a partir dele, algumas palavras-chave associadas ao seu conteúdo e a tipologia da proposta de exploração que escolhemos fazer no âmbito deste projeto.

Numa segunda parte, vai encontrar um texto que pretende fazer o enquadramento do livro dentro do tema da janela em que está inserido. Depois disso, encontrará um conjunto de perguntas para pensar que servem de mote a uma discussão que pode criar com a sua turma, ou com um pequeno grupo de alunos, em torno de cada álbum.

O álbum deve ser o ponto de partida e, no limite, o final da história. Mas A janela pretende abrir cada álbum um pouco mais a fundo e, através de uma reflexão à volta dele, poder chegar a assuntos interessantes e importantes. Ou seja, organizámos os guias por esta ordem, mas pode optar por começar pelas perguntas para pensar e usar o enquadramento em seguida; ou mesmo, promover a discussão apenas no final da exploração e terminar com o enquadramento — lendo o texto que apresentamos ou utilizando as ideias lá lançadas, como lhe parecer melhor tendo em conta o contexto da sua turma.

A janela foi pensada para ser aberta pelo professor e não pelo aluno. No entanto, e para que seja de uso fácil, escolhemos um tom que julgamos adequado às crianças desta idade, para que o professor, caso queira, possa ler diretamente o que escrevemos.

Dentro do tema geral da Cidadania há álbuns que tocam temas mais sensíveis. Parece-nos importante que as perguntas para pensar sejam sempre abordadas em conjunto pelos alunos e pelo professor, ainda que seja à distância. Algumas perguntas levam diretamente ao tema da pandemia: A janela foi desenhada em tempos de pandemia e esta é difícil de esquecer em algumas discussões, mas, se preferir, pode mesmo contorná-las.

Na exploração, desenvolvemos uma proposta de atividade que pretende materializar a reflexão feita em torno do livro. Acreditamos que, nesta idade, desenvolver uma atividade ou um projeto, manuseando materiais e tornando palpáveis alguns conceitos, ajuda à interiorização e à apropriação das reflexões tidas em conjunto.

Depois de apresentarmos os materiais sugeridos, apresentamos-lhe a proposta em forma de sumário. Finalmente, listamos os passos, como se se tratasse de um guião que pode seguir de forma a não perder o fio à meada. Também aqui mantivemos a voz dirigida ao aluno, apesar de o guião ser para si.

Uma janela representa o contacto com o mundo exterior, quando estamos em casa ou quando estamos na escola. A janela procura olhar o mundo de forma gradual, começando em cada um de nós, na sua relação com nós próprios e com o outro, no modo como nos vemos em casa e na família, depois na cidade e em sociedade. Vamos alargando horizontes e procurando pensar o património e o ambiente e, por fim, chegamos ao mundo e à humanidade, dando a volta ao ciclo que é cada indivíduo.

Não há qualquer obrigatoriedade de seguir esta lógica incremental. Vai encontrar cinco álbuns em cada um destes cinco temas. Pode pegar em todos ou apenas num. Pode pegar num deles a propósito da comemoração de um dia especial, de um acontecimento na turma ou na Escola. Pode pegar neles na sala de aula, se estiver em casa ou se tiver algum menino em casa com saudades de histórias.

A janela é sua e dos seus alunos. É só abri-la de par em par. Do outro lado está o mundo.

 

*No site, encontra uma página em que pode comentar A janela. Se gostar de divulgar os trabalhos dos seus alunos através do instagram, não se esqueça de usar #ajanela5L, para que possamos vê-los.