Mana
Título
Mana
Autor
Joana Estrela
Edição
Planeta Tangerina, 2016
Dimensões da educação para a cidadania
educação para a igualdade
Palavras-chave
irmãos; ciúmes; competição; família
ENQUADRAMENTO
Podes ser o irmão mais velho ou o irmão mais novo, ou podes até nem ter irmãos. Em qualquer dos casos, com certeza já desejaste ser antes o irmão mais novo, ou ser o mais velho, ou então apenas ter um irmão.
Há imensas vantagens em ter irmãos, claro. Por isso, quem não os tem normalmente passa a vida a desejar tê-los. Mas quem os tem — e quem os tem tem-nos a toda a hora — às vezes fica farto e chega a desejar não os ter!
Este é um livro que parece uma carta. Uma mana (mais velha) que fala com a sua mana (mais nova). A certa altura, neste livro-carta, a irmã mais velha explica à irmã mais nova que ser irmão não é o mesmo que ser amigo, é uma coisa diferente.
Há quem não tenha irmãos, mas sinta, com alguns amigos, coisas parecidas com as que se sentem quando os tem: muitas vezes não é preciso falar para saber o que o outro está a pensar ou sentir; um olhar pode dar origem a uma risota sem fim; quando acontece algum problema, ambos sabem qual é a melhor maneira de o resolver; e, quase sempre, um irmão sabe o que o outro irá escolher — seja um gelado, uma cor, um livro, um filme. Porque o conhece como ninguém.
Ser irmão não é fácil! Mas é mesmo muito bom.
PERGUNTAS PARA PENSAR
Nota: Pensa no teu irmão ou irmã. Quem não tem pode pensar num irmão ou irmã imaginário/a ou pensar em alguém muito próximo – um amigo/a, primo/a,…
Como é que ele/a apareceu na tua vida? E tu, como apareceste na vida dele/a?
Como lhe chamas? E ele/a a ti?
Quais as vossas brincadeiras preferidas? Que disparates fazem juntos?
O que partilham sem discutir? Sobre o que discutem? O que acontece quando se zangam?
Sobre o que falam antes de adormecer?
Que músicas cantam juntos? Que planos já fizeram?
O que é mais chato nessa pessoa? O que te irrita mais nele/a?
O que têm mais parecido (física e psicologicamente)?
Imaginas os teus dias sem essa pessoa?
Se essa pessoa não existisse, o que seria diferente nos teus dias? E em tua casa?
EXPLORAÇÃO
Conceção e realização de uma exposição sobre irmãos (reais e imaginários)
Tipo de exploração
projeto (exposição)
Material sugerido
desenhos; fotografias; objetos e brinquedos; papéis variados; materiais riscadores; fita-de-papel; massa adesiva; fio
Os irmãos estão na tua vida a toda a hora. Para o bom e para o mau. Em tua casa tens uma fonte quase inesgotável de material para criares uma exposição sobre eles (sejam eles reais ou imaginários!). O que te propomos é que explores, seleciones, organizes e depois mostres algum desse material. A exposição pode ser montada em sítios mais ou menos improváveis. E no final podes organizar uma visita guiada para a tua turma.
1. Vais começar por fazer a curadoria da tua exposição. Um curador é uma pessoa que pensa nas exposições, escolhe as obras de arte e o modo como são mostradas. Este é o primeiro passo para a conceção da tua exposição: começa por pensar no que queres mostrar — recolhe desenhos, recados, fotografias, objetos, brinquedos que falem sobre o teu irmão/irmã (também te podes inspirar nas ideias do livro).
Como é que o/a vês? O que achas que representa melhor a tua opinião sobre ele/a? Podes também desenhar, colar, fazer listas, criar tu peças para a exposição (se não tiveres um irmão/irmã de verdade, faz sobre um/a imaginário/a).
2. Corta pedaços de papel onde possas escrever as legendas de cada peça da exposição. Primeiro o nome e a data. Depois, como foi feita, caso se aplique. De seguida, podes escrever um pequeno texto sobre essa peça (alguma curiosidade, história, informação extra).
3. Escolhe agora um espaço da tua casa (ou da escola) para montares a tua exposição. Pode ser em qualquer lugar: numa divisão da casa ou da escola, numa ou várias paredes, numa cadeira, no teto, no quadro, num armário, debaixo de uma árvore, de uma mesa ou num dos lugares preferidos do teu irmão. Onde começa a tua exposição? E onde acaba? Porque ordem vais organizar os objetos?
4. Coloca os elementos que compõem a exposição — os desenhos, objetos, etc — pela ordem em que pensaste. Pendura-os com fita-cola, fita-de-papel, massa adesiva, fio ou outro material que aches adequado (confirma com o teu professor ou os teus pais, para não estragares as paredes).
Não te esqueças de colocar as legendas perto das peças a que correspondem.
5. Quando a exposição estiver pronta, podes pensar numa forma de a apresentares, em modo de visita, guiada aos teus colegas e ao professor. Se a exposição estiver montada em casa, podes fazer um vídeo com um telemóvel ou máquina fotográfica onde mostras os trabalhos com pormenor e vais comentando e explicando ao mesmo tempo. É como contar uma história!