casa & família
A casa é o mundo e o lugar da família. A nossa casa é onde estiverem os “nossos”. A casa é um lugar físico e mental e a sua arquitetura é a família.
O nosso lugar na família é determinante no nosso percurso, na nossa maneira de ser, na maneira como nos relacionamos com os outros. Se temos irmãos, se somos o mais velho, o mais novo, o do meio ou filho único. Se vivemos com os pais ou só com um deles, ou com os avós, ou se vivemos em mais do que numa casa. Se os vizinhos são família fora da porta ou se são perfeitos estranhos.
Casa e família confundem-se e definem o modo como primeiro observamos o mundo, lá fora. São o espaço e o tempo das primeiras memórias que nos estruturam.
Para esta segunda janela, escolhemos livros que nos ajudam a olhar este lugar, também mental, que é a família. Livros que nos levam a pensar a difícil arte da coabitação e relação em família.
No Mana diz-se, com todas as letras, que não podemos viver com irmãos nem sem eles.
No Pergunta ao teu pai, desvenda-se um pouco da traiçoeira linguagem dos adultos e dão-se pistas às crianças de como a interpretar.
NO rosto da avó, percebemos que as rugas são linhas que contam história e cosem memórias e que os avós são seres sábios e muitíssimo valiosos.
No Gaston, vemos que, mesmo dentro da família, há grandes e maravilhosas diferenças e que isso é mesmo bom.
NOs vizinhos, alargamos a família para fora da porta, para nos ajudar a ver que nem tudo é o que parece e que a galinha da vizinha nem sempre é melhor que a minha.