The Color of Pomegranates
Cinema Ideal
Sergei Parajanov, a partir da biografia e obra poética de Sayat-Nova
União Soviética, Ficção, 1969, 78′
Com Sofiko Chiaureli
Apresentação: Elisabete Marques
Restaurado em 2014 pela Cineteca di Bologna / L’Immagine Ritrovata e The Film Foundation’s World Cinema Project, em associação com o National Cinema Centre of Armenia e Gosfilmofond of Russia. Fundos de restauração fornecidos pela Material World Charitable Foundation e The Film Foundation.
Um retrato do poeta e trovador arménio Sayat-Nova que se apresenta como poema visual, composto por tableaux que representam a sua vida. Uma meditação enigmática sobre a arte, que se afastou tanto do realismo soviético da sua era que as autoridades impediram a sua distribuição fora da Arménia.
Em parceria com o IndieLisboa.
Elisabete Marques é poeta e investigadora no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e Universidade de Harvard. Enquanto investigadora, está a desenvolver um projecto financiado pela FCT sobre as relações entre Literatura e Cinema. É co-editora dos livros Estética e Política entre as artes (Edições 70) e Escrita e Imagem (Documenta). Faz parte da equipa da Skhema – Revista Interartes. Foi curadora do ciclo “O Cinema e as outras artes”, no Teatro do Campo Alegre, no Porto. Participa regularmente em colóquios internacionais. Tem vários textos publicados sobre cinema, literatura e intermedialidade, bem como livros de poesia. É doutorada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma dissertação sobre Maurice Blanchot e Samuel Beckett.
Elisabete Marques é poeta e investigadora no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e Universidade de Harvard. Enquanto investigadora, está a desenvolver um projecto financiado pela FCT sobre as relações entre Literatura e Cinema. É co-editora dos livros Estética e Política entre as artes (Edições 70) e Escrita e Imagem (Documenta). Faz parte da equipa da Skhema – Revista Interartes. Foi curadora do ciclo “O Cinema e as outras artes”, no Teatro do Campo Alegre, no Porto. Participa regularmente em colóquios internacionais. Tem vários textos publicados sobre cinema, literatura e intermedialidade, bem como livros de poesia. É doutorada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma dissertação sobre Maurice Blanchot e Samuel Beckett.