Tardes na Tinta
A importância de ser publicado (Banda Desenhada e Desenho)
Esplanada da Tinta nos Nervos.
A importância de ser publicado
No âmbito do Festival 5L, a Tinta nos Nervos organizou duas mesas-redondas para debater com seis autores, de duas áreas distintas, o diálogo entre o acto de desenhar e o de publicar, e como a narratividade tem um papel de transformação fundamental, não apenas na banda desenhada por razões históricas e próprias do meio, mas igualmente no desenho, enquanto operação possível da sua circulação social.
Num famoso ensaio de Walter Benjamin, debate-se o desenho como tendo um carácter “horizontal”, que implica menos a contemplação que a leitura, acto decisivo de encontro com uma categoria de leitor-espectador bem distinto daquele de uma exposição. Aproveitando um título de um influente artigo de Pascal Lefévre sobre as escolhas e implicações da materialidade das publicações, queremos falar destas enquanto acto de entrada na esfera pública.
Para a mesa sobre banda desenhada, convidámos os autores André Oliveira, Cecil Silveira e Mosi. Para a mesa sobre desenho, convidámos os artistas Isabel Baraona e Mattia Denisse e Ana Barata, da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.
Entrada gratuita, sujeita à lotação e regras de acordo com estado em vigor.