Quem não lê

04 maio | 14:30
DEBATE

Convidados

Andreia Brites

Andreia Brites é mediadora da leitura, concebendo e realizando, desde 2004, ações de promoção da leitura com adolescentes, professores e pais em Bibliotecas Municipais e Escolas. Especializou-se em projetos com o público adolescente, nomeadamente em clubes de leitura. Colabora com o Plano Nacional de Leitura na área de Livros Juvenis e mediação leitora. Edita a secção de literatura infanto-juvenil da revista digital Blimunda desde 2012. Acredita que as Bibliotecas são um paradigma da democracia.

Andreia Brites é mediadora da leitura, concebendo e realizando, desde 2004, ações de promoção da leitura com adolescentes, professores e pais em Bibliotecas Municipais e Escolas. Especializou-se em projetos com o público adolescente, nomeadamente em clubes de leitura. Colabora com o Plano Nacional de Leitura na área de Livros Juvenis e mediação leitora. Edita a secção de literatura infanto-juvenil da revista digital Blimunda desde 2012. Acredita que as Bibliotecas são um paradigma da democracia.

Teresa Calçada

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é desde 2017 Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027. Técnica do Instituto Português do Livro, integrou, em 1986, o grupo de trabalho que definiu as bases da Política Nacional de Leitura Pública visando a criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Foi também Vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. Referência nos domínios das bibliotecas e da leitura, integrou, em 1996, o grupo responsável pelo desenho do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, que coordenou até 2013.

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é desde 2017 Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027. Técnica do Instituto Português do Livro, integrou, em 1986, o grupo de trabalho que definiu as bases da Política Nacional de Leitura Pública visando a criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Foi também Vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. Referência nos domínios das bibliotecas e da leitura, integrou, em 1996, o grupo responsável pelo desenho do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, que coordenou até 2013.

Ana Luísa Costa

Ana Luísa Costa é doutorada em Linguística, na especialidade de Linguística Educacional, pela Universidade de Lisboa. É Professora Coordenadora na área Literacia, Didática de Línguas e Supervisão do Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Na ESE-IPS, desempenha as funções de coordenadora de departamento e coordena o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo. Integra o grupo Dialetologia e Diacronia do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). É cocoordenadora do SIG EduLing da International Association for Research in L1 Education (ARLE).

Ana Luísa Costa é doutorada em Linguística, na especialidade de Linguística Educacional, pela Universidade de Lisboa. É Professora Coordenadora na área Literacia, Didática de Línguas e Supervisão do Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Na ESE-IPS, desempenha as funções de coordenadora de departamento e coordena o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo. Integra o grupo Dialetologia e Diacronia do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). É cocoordenadora do SIG EduLing da International Association for Research in L1 Education (ARLE).