O Português do futuro

Cristina Flores, Joana Teixeira e Joaquim Segura, moderação de Ana Luísa Costa

10 maio | 12:30 | Sala das Massas
Debate

Convidados

Ana Luísa Costa

Ana Luísa Costa é doutorada em Linguística, na especialidade de Linguística Educacional, pela Universidade de Lisboa. É Professora Coordenadora na área Literacia, Didática de Línguas e Supervisão do Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Na ESE-IPS, desempenha as funções de coordenadora de departamento e coordena o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo. Integra o grupo Dialetologia e Diacronia do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). É cocoordenadora do SIG EduLing da International Association for Research in L1 Education (ARLE).

Ana Luísa Costa é doutorada em Linguística, na especialidade de Linguística Educacional, pela Universidade de Lisboa. É Professora Coordenadora na área Literacia, Didática de Línguas e Supervisão do Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Na ESE-IPS, desempenha as funções de coordenadora de departamento e coordena o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo. Integra o grupo Dialetologia e Diacronia do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). É cocoordenadora do SIG EduLing da International Association for Research in L1 Education (ARLE).

Cristina Flores

Cristina Flores é Professora Catedrática do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos da Universidade do Minho. Licenciada em Ensino de Português e Alemão (UMinho, 1999), Mestre em Estudos Luso-Alemães (UMinho, 2004), doutorou-se em Ciências da Linguagem, Ramo Linguística Alemã, em 200 (UMinho & Universidade de Hamburgo/Alemanha). Desde 2018, é Diretora do Mestrado de Grau Duplo em Estudos Luso-Alemães. É membro da Comissão Diretiva do Doutoramento em Ciências da Linguagem desde 2017. Desde Julho 2023, é Diretora do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos. É membro da Comissão de Ética para a Investigação em Ciências Sociais e Humanas da UMinho desde 2019 (vice-presidente desde 2023). Foi Presidente da Associação Portuguesa de Linguística (2022-24). Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação (nacionais e internacionais), centrados no estudo da competência linguística de falantes monolingues e bilingues. Tem publicado em revistas internacionais como Journal of Child Language, International Journal of Bilingualism, Linguistic Approaches do Bilingualism, Bilingualism. Language and Cognition, GLOSSA, Língua, Probus, Language Learning, Applied Psycholinguistics.

Cristina Flores é Professora Catedrática do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos da Universidade do Minho. Licenciada em Ensino de Português e Alemão (UMinho, 1999), Mestre em Estudos Luso-Alemães (UMinho, 2004), doutorou-se em Ciências da Linguagem, Ramo Linguística Alemã, em 200 (UMinho & Universidade de Hamburgo/Alemanha). Desde 2018, é Diretora do Mestrado de Grau Duplo em Estudos Luso-Alemães. É membro da Comissão Diretiva do Doutoramento em Ciências da Linguagem desde 2017. Desde Julho 2023, é Diretora do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos. É membro da Comissão de Ética para a Investigação em Ciências Sociais e Humanas da UMinho desde 2019 (vice-presidente desde 2023). Foi Presidente da Associação Portuguesa de Linguística (2022-24). Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação (nacionais e internacionais), centrados no estudo da competência linguística de falantes monolingues e bilingues. Tem publicado em revistas internacionais como Journal of Child Language, International Journal of Bilingualism, Linguistic Approaches do Bilingualism, Bilingualism. Language and Cognition, GLOSSA, Língua, Probus, Language Learning, Applied Psycholinguistics.

Joana Teixeira

Joana Teixeira é professora auxiliar no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. É doutorada em Linguística pela NOVA FCSH. Desenvolve investigação nas áreas de aquisição e ensino de língua não materna e sintaxe. Tem participado em projetos nacionais e internacionais nos domínios de aquisição de (português) língua não materna, bilinguismo de herança, ensino/aprendizagem do português como língua não materna, e desenvolvimento de materiais didáticos para o português língua não materna. Atualmente, é coordenadora da área de ensino de português língua estrangeira na NOVA FCSH.

Joana Teixeira é professora auxiliar no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. É doutorada em Linguística pela NOVA FCSH. Desenvolve investigação nas áreas de aquisição e ensino de língua não materna e sintaxe. Tem participado em projetos nacionais e internacionais nos domínios de aquisição de (português) língua não materna, bilinguismo de herança, ensino/aprendizagem do português como língua não materna, e desenvolvimento de materiais didáticos para o português língua não materna. Atualmente, é coordenadora da área de ensino de português língua estrangeira na NOVA FCSH.

Joaquim Segura

Joaquim Segura é licenciado em Língua e Literaturas Modernas, variante de estudos Portugueses e Franceses e Mestre em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas. Docente há 30 anos, leciona as disciplinas de Português e de PLNM no Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, em Lisboa, desempenhando as funções de Coordenador do Departamento de Português e de responsável pelas atividades de Português Língua Não Materna. É formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e tem colaborado com diversos Centros de Formação, realizando ações no âmbito da didática da língua materna e do PLNM, da diferenciação pedagógica, da avaliação e do trabalho por projeto. Desenvolve atividades de formação no Movimento da Escola Moderna, associação da qual foi Presidente da Direção. De 1995 a 2004, foi Assistente Requisitado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, tendo desempenhado funções no âmbito da formação inicial e contínua de professores de Português e de Francês. Integrou o Núcleo Executivo do Projeto Littera, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Foi coautor do Programa de Português do Ensino Básico de 2009. É coator do guia Inclusão linguística e curricular de alunos migrantes: Orientações para o Nível Zero, do Teste de Posicionamento em PLNM: 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico e do Teste de Posicionamento em PLNM: 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Joaquim Segura é licenciado em Língua e Literaturas Modernas, variante de estudos Portugueses e Franceses e Mestre em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas. Docente há 30 anos, leciona as disciplinas de Português e de PLNM no Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, em Lisboa, desempenhando as funções de Coordenador do Departamento de Português e de responsável pelas atividades de Português Língua Não Materna. É formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e tem colaborado com diversos Centros de Formação, realizando ações no âmbito da didática da língua materna e do PLNM, da diferenciação pedagógica, da avaliação e do trabalho por projeto. Desenvolve atividades de formação no Movimento da Escola Moderna, associação da qual foi Presidente da Direção. De 1995 a 2004, foi Assistente Requisitado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, tendo desempenhado funções no âmbito da formação inicial e contínua de professores de Português e de Francês. Integrou o Núcleo Executivo do Projeto Littera, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Foi coautor do Programa de Português do Ensino Básico de 2009. É coator do guia Inclusão linguística e curricular de alunos migrantes: Orientações para o Nível Zero, do Teste de Posicionamento em PLNM: 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico e do Teste de Posicionamento em PLNM: 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.