Filosofia para crianças
Dialogar na sala de aula: transformar a sala de aula numa sala de pensar
A Filosofia para Crianças é um programa criado por M. Lipman e que visa introduzir a prática do diálogo filosófico junto dos mais novos. Nestas oficinas pretendemos compreender a proposta de Lipman, bem como outras propostas que apresentam o diálogo como o espaço fértil para a prática do pensar com os outros.
A presente formação pretende dar a conhecer a estrutura do programa de filosofia para crianças de Lipman, com foco na importância do diálogo. De que forma o diálogo é um trampolim para o pensamento autónomo? Ainda que o título refira “sala de aula”, os conteúdos desta formação serão certamente úteis para as famílias que pretendem criar e provocar espaços de diálogo nos mais variados momentos.
Com Joana Rita Sousa
Destinatários: Pais, educadores, professores, professores bibliotecários e agentes educativos.
Tópicos:
- O que é a filosofia para crianças?
- O programa de Lipman
- O papel do diálogo
- O pensamento colaborativo em sala de aula
Autores de referência: M. Lipman, A. Sharp, O. Brenifier, K. Murris, S. Stanley, R. Fisher.
Funcionamento: via plataforma Zoom, sessões síncronas.
Formadora: Joana Rita Sousa é filósofa, colecionadora de perguntas e formadora e mestre em filosofia para crianças. Trabalha na área da filosofia aplicada desde 2008.
Datas: 6, 13, 20 e 27 de maio, das 19h00 às 21h00
Participação: 30,00 €
Inscrição: bit.ly/Crianças_perguntadoras