Inteligência artificial na escrita e educação — pontes para o futuro
Patrícia Anzini, Beatriz Santana e Inês Antas de Barros; moderação de Jorge Amorim
Patrícia Anzini, Beatriz Santana e Inês Antas de Barros; moderação de Jorge Amorim
Na ponte entre as mentes humanas e as digitais, conversaremos sobre como a escrita sobrevive a esta tecnologia, como preparamos as pessoas com conhecimento para lidar com as ferramentas e como a ética pode ser a nossa bússola nesta adaptação.
Convidados
Patrícia é professora universitária, mentora e coach de escrita científica e fundadora do Virando a Página – um projeto dedicado à potenciação da escrita científica por meio da aprendizagem individual e em grupo. É também facilitadora de treinos de comunicação relacional e consciência emocional dentro e fora da academia, utilizando ferramentas e recursos advindos do Possibility Management, do Princípio Biocêntrico, do Desenvolvimento Regenerativo e da Teoria U. Mais recentemente, tem levado a Biodanza para as universidades, convidando o movimento, a expressão e o corpo para serem o centro da investigação e cotidiano académicos.
Patrícia é professora universitária, mentora e coach de escrita científica e fundadora do Virando a Página – um projeto dedicado à potenciação da escrita científica por meio da aprendizagem individual e em grupo. É também facilitadora de treinos de comunicação relacional e consciência emocional dentro e fora da academia, utilizando ferramentas e recursos advindos do Possibility Management, do Princípio Biocêntrico, do Desenvolvimento Regenerativo e da Teoria U. Mais recentemente, tem levado a Biodanza para as universidades, convidando o movimento, a expressão e o corpo para serem o centro da investigação e cotidiano académicos.


A Beatriz é uma especialista em Marketing e Comunicação, com formação em Gestão e mais de 8 anos de experiência a impulsionar marcas rumo aos seus objetivos de marketing. Com mais de 4 anos de experiência como Gestora de Projetos, destaca-se na criação de parcerias eficazes e estratégias disruptivas, que causem impacto real e que unam pessoas. No seu dia-a-dia, é responsável de marketing e comunicação da DSPA – Data Science Portuguese Association, uma associação dedicada à promoção da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial, tanto em Portugal como internacionalmente.
A Beatriz é uma especialista em Marketing e Comunicação, com formação em Gestão e mais de 8 anos de experiência a impulsionar marcas rumo aos seus objetivos de marketing. Com mais de 4 anos de experiência como Gestora de Projetos, destaca-se na criação de parcerias eficazes e estratégias disruptivas, que causem impacto real e que unam pessoas. No seu dia-a-dia, é responsável de marketing e comunicação da DSPA – Data Science Portuguese Association, uma associação dedicada à promoção da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial, tanto em Portugal como internacionalmente.
Inês Antas de Barros integra a VdA Vieira de Almeida desde 2007. Sócia da área de Comunicações, Proteção de Dados & Tecnologia. Tem-se focado, em particular, na área da privacidade e proteção de dados pessoais, tendo trabalhado na realização de auditorias de compliance às bases de dados de empresas dos mais diversos setores (indústria farmacêutica, saúde, segurador, telecomunicações e bancário); definição de estratégias de compliance; criação de políticas de privacidade corporativas e para websites; implementação de procedimentos de whistleblowing; definição e implementação de procedimentos de data breach; definição de estratégias de governance e partilha de dados, bem como de big data & analytics; aconselhamento na adoção de novos produtos e serviços assentes em novas tecnologias (Inteligência Artificial, machine learning, blockchain, etc.); prestação de aconselhamento jurídico em transações nacionais e internacionais que envolvam transferência de dados pessoais e a organização de sessões de formação e seminários.
Inês Antas de Barros integra a VdA Vieira de Almeida desde 2007. Sócia da área de Comunicações, Proteção de Dados & Tecnologia. Tem-se focado, em particular, na área da privacidade e proteção de dados pessoais, tendo trabalhado na realização de auditorias de compliance às bases de dados de empresas dos mais diversos setores (indústria farmacêutica, saúde, segurador, telecomunicações e bancário); definição de estratégias de compliance; criação de políticas de privacidade corporativas e para websites; implementação de procedimentos de whistleblowing; definição e implementação de procedimentos de data breach; definição de estratégias de governance e partilha de dados, bem como de big data & analytics; aconselhamento na adoção de novos produtos e serviços assentes em novas tecnologias (Inteligência Artificial, machine learning, blockchain, etc.); prestação de aconselhamento jurídico em transações nacionais e internacionais que envolvam transferência de dados pessoais e a organização de sessões de formação e seminários.


Consultor e Investigador em ciência cognitiva na HIKARI, Jorge Amorim desenvolve um trabalho na interseção entre cognição, educação e tecnologia. É investigador no CIIS – Universidade Católica Portuguesa e professor convidado de Inteligência Artificial aplicada no IPAM, mantendo sempre como foco central os processos de aprendizagem humana. Colabora no desenho de formações para a empresa Implement AI (Reino Unido). Com 20 anos de experiência a trabalhar com crianças e adolescentes, tem desenvolvido projetos educativos em escolas e participado ativamente na promoção da aprendizagem ao longo da vida em diversos espaços comunitários. Como fundador do Projeto HIKARI, dedica-se à integração da ciência cognitiva e inteligência artificial na educação, promovendo uma abordagem segura, ética e centrada no desenvolvimento humano na introdução de novas tecnologias em ambientes educativos.
Consultor e Investigador em ciência cognitiva na HIKARI, Jorge Amorim desenvolve um trabalho na interseção entre cognição, educação e tecnologia. É investigador no CIIS – Universidade Católica Portuguesa e professor convidado de Inteligência Artificial aplicada no IPAM, mantendo sempre como foco central os processos de aprendizagem humana. Colabora no desenho de formações para a empresa Implement AI (Reino Unido). Com 20 anos de experiência a trabalhar com crianças e adolescentes, tem desenvolvido projetos educativos em escolas e participado ativamente na promoção da aprendizagem ao longo da vida em diversos espaços comunitários. Como fundador do Projeto HIKARI, dedica-se à integração da ciência cognitiva e inteligência artificial na educação, promovendo uma abordagem segura, ética e centrada no desenvolvimento humano na introdução de novas tecnologias em ambientes educativos.